-
Arquitetos: Architects Hanna Gabriel Wells
- Área: 2322 m²
- Ano: 2011
-
Fotografias:John Durant
Descrição enviada pela equipe de projeto. O Centro de Inovação em Energia é uma vitrine do trabalho que demonstra iniciativas de energias inteligentes e práticas de edifícios verdes, tudo abrigado numa único edifício. Com 25.000 metros quadrados e certificação LEED Platinum, esse centro oferece aos visitantes um local de aprendizagem e exploração das últimas novidades em eficiência energética, energias renováveis, redes inteligentes e tecnologias de combustíveis alternativos.
A localização do projeto foi escolhida estrategicamente pela sua funcionalidade em ajudar a estimular empreendimentos econômicos na comunidade local e demonstrar as possibilidades de renovação de um edifício quase esquecido o trazendo de volta à vida como um polo regional para emergir tecnologias para a energia e sustentabilidade. O âmbito do projeto se expande para o terreno utilizando um bosque de 'árvores solares' para demonstrar geração de energia, superfícies permeáveis para estacionamentos e ilhas no paisagismo com fins de biorremediação para a gestão de águas pluviais, além de um jardim de demonstração para comparar paisagens tradicionais com opções alternativas de plantio tolerantes à seca.
Enterrado sob décadas de reformas aleatórias, o edifício existente foi restaurado até suas bases originais, expondo um desenho clássico do meio do século, com telhado com pouca inclinação, fachada de vidro e planta livre. Com a abertura de um pátio com paredes móveis de vidro numa das laterais do edifício, os usos do programa interno que estão ao redor deste novo jardim aberto agora possuem uma conexão externa conferindo luz e ventilação natural aos ambientes internos. A cobertura branca está coberta de painéis fotovoltaicos e painéis de energia solar que dividem espaço com outras instalações, como unidades ultra eficientes de HVAC.
Dentre os espaços do novo Centro, foram instauradas salas de aula e treinamentos; uma cozinha comercial demonstrativa onde novos equipamentos energeticamente eficientes podem ser experimentados e testados por chefs profissionais; uma "casa inteligente" em pleno funcionamento, apresentando as últimas inovações em termos de eficiência energética, com lâmpadas LED e fluorescentes, dispositivos de economia de água, equipamentos HVAC, posto de recarga para veículos elétricos, geração de energia solar e sistemas de armazenamento de energia; um pátio aberto com uma parede verde demonstrando sistemas de jardins verticais utilizando tecnologia de auto-nutrição para as plantas; uma área de escritório administrativo utilizando mobiliário reutilizado e divisórias desmontáveis; um espaço de galeria com displays interativos para tecnologias em iluminação, um saguão com uma pequena biblioteca e quiosque de informação interativos.